terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pelo meu apartamento

Pelo meu apartamento


se arrasaram todos d'água.


Quem cuidou que em tanta mágoa


achasse contentamento?


Julgue todo entendimento


qual mais sentir se devia:


se esta dor, se esta alegria!


Quando mais perdido estive,


então deu a esta alma minha


na maior mágoa que tinha


o maior gosto que tive.


Assi, se minh'alma vive


foi porque me defendia


desta dor esta alegria.


O bem que Amor me não deu no


tempo que o desejei,


quando dele me apartei


me confessou que era meu.


Agora, que farei eu


se a fortuna me desvia


de lograr esta alegria?


Não sei se foi enganado,


pois me tinha defendido


das iras de mal querido


no mel de ser apartado.


Agora peno dobrado,


achando no fim do dia


o princípio d'alegria.


 


Luís Vaz de Camões


 

Sem comentários:

Enviar um comentário